Restauração Estética

A restauração estética tem como objetivo restaurar e reconstruir dentes que sofreram lesões por trauma ou por cárie e melhorar, em curto prazo, a harmonia do sorriso do paciente por meio de facetas laminadas e do fechamento dos espaços entre os dentes (diastemas). Facetas laminadas são reconstruções da face frontal dos dentes e podem ser feitas diretamente na boca do paciente (resina composta), ou com porcelana, em laboratório. O fechamento de diastemas é a restauração estética que melhora a harmonia do sorriso. Normalmente se faz com resina composta e é um procedimento relativamente simples.
Quais são os principais tipos de materiais usados em restaurações estéticas?
Atualmente, existem basicamente dois tipos de materiais para restaurações estéticas: a resina composta e o laminado cerâmico.
Quais as indicações para cada um deles?
A resina composta é indicada para restaurações pequenas e médias que não estão sujeitas a grandes cargas mastigatórias. Já o laminado cerâmico, popularmente conhecido como lente de contato, é indicado para restaurações maiores que precisam ser mais resistentes ou para regiões que necessitam de uma estética mais apurada. Podemos levar em conta também o fator longevidade, uma vez que, por sofrer absorção e degradação, a resina composta se apresenta como uma alternativa menos durável.
Por que fazer este tipo de tratamento?
Quando o paciente deseja um resultado harmônico, para mascarar dentes com desgaste, fratura, erosão dental, cárie, má-formação do esmalte ou simplesmente anatomia.